Thursday, July 03, 2008

Recentemente apareceu algures uma estatística que colocava a Suíça no topo das desigualdade entre vencimentos de homens e mulheres.
Uma vez que as senhoras desta terra tradicionalmente ficam por casa a tratar das suas crianças e tais tradições podem levar gerações a corrigir, não fiquei muito surpreendido.
Surpreendido fiquei quando me apercebi que existe uma política razoavelmente estranha a incentivar tais comportamentos..
Sabíamos já que com o casamento passaríamos a pagar mais impostos porque, ao nos casarmos passamos a ser um só. Logo a soma dos nossos ordenados para uma só pessoa faz com que a tal pessoa entre num escalão superior de impostos... discutível... mas vá... se o governo não quer incentivar o casamento está no seu direito e é verdade que quem vive em comunhão tem menores custos e faz portanto algum sentido reditribuir esse lucro (muito aprendemos nós com a nossa administradora suíça).
Eu e a senhora minha esposa desempenhamos, mais coisa menos coisa, o mesmo trabalho e tinhamos até agora, mais coisa menos coisa, o mesmo ordenado.. com a súbida de escalão deixou de assim ser... toda a subida de escalão e mais um bocadinho é aplicado no ordenado da senhora minha esposa. Já eu recebo o que recebia e parte do tal bocadinho que não corresponde á subida de escalão mas ainda assim é cobrado à senhora minha esposa cujo ordenado passou a chamar-se oficialmente ordenado assessório.

Mais uma pequena curiosidade: Recentemente algumas das senhoras esposas suíças acharam que mereciam também elas ter uma vida a profissional... - Justo. Disseram os senhores suíços que logo começaram a procurar senhoras noutras paragens, com preferência para as mais subservientes asiáticas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home