Sunday, January 06, 2008

Há no mais fundo do Homem um desejo, talvez o primeiro de todos os desejos e o motor da existência: "o desejo de reconhecimento" (Ch. Pépin). Ao ser humano não lhe basta existir. Precisa de ser reconhecido.
anselmo borges, DN, 05-01-08
não sabia que concordava com esta frase até que...
conversarmos sobre as mudanças de nomes que as senhoras podem sofrer por alturas do casamento. Por exemplo, fosse a Wietske suíça e teria apenas duas opções Wietske Rebelo Ferreira Marques ou Wietske Rebelo Ferreira Marques van der Zwaag... sorte que a nacionalidade holandesa lhe permite continuar a ser Wietske van der Zwaag. Até que de repente, olhou para o meu certificado de nascimento e disse... sabe, afinal... estava errada, ela pode é chamar-se Wietske Ferreira van der Zwaag... que é como quem diz.. aqui na suíça o seu nome não é José Pedro Rebelo Ferreira Marques não senhor (o meu visto de residência também se refere a um tal de José Rebelo Ferreira Marques), o certificado de nascimento é quem manda, o seu passaporte, bilhete de identidade, o seu passado, a sua afeição aos diferentes nomes para nós nada significam quem manda é o senhor ou senhora que estavam na maternidade de Baden no Santo dia 27 de Dezembro de 1977 (enquanto a sua mãe ainda não muito consciente de tudo o que lhe tinha acontecido) decidiram mais ou menos (deve ter sido menos) aleatoriamente ignorar o nome Marques (que até aparecia três vezes no nome de apenas dois pais) e dar-me o nome de José Pedro Ferreira.

A senhora garante-me que será um estado apenas local, apenas aqui serei José Pedro Ferreira, ainda assim é pena, porque eu José Pedro Marques (que é o que assino, e a ter o meu nome simplificado é o que não me importaria de ser) até gosto muito de aqui estar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home